terça-feira, 20 de março de 2018

Rondon reconhece ruínas de povoação espanhola








De sua viagem de Coxim a Rio Negro e Aquidauana, estendendo a rede telegráfica ao Sul do Estado, às margens do rio Aquidauana, a comissão Rondon alcançou em 20 de março de 1902,  local que guarda marcas de Santiago de Xerez, povoação construída por jesuítas espanhóis, logo depois do descobrimento do Brasil. Sobre o assunto o sertanista anotou em seu diário:

Passamos pelo local onde deve ter sido Xerez, fundada pelos espanhóis e depois abandonada, por terem estes sido expulsos pelos paulistas e pelos portugueses, vindo a desaparecer, com o correr do tempo, a cidade que talvez tivesse encerrado grandes riquezas acumuladas pelos jesuítas. Daí a lenda de que, não podendo levar seus tesouros, deixaram-nos enterrados junto ao córrego, inclusive um grande Cristo de ouro, em tamanho natural. Na serra próxima se encontrava ouro, em um veeiro antigamente explorado.


FONTE: Esther de Viveiros, Rondon conta sua vida, Cooperativa Cultural dos Esperantistas, Rio de Janeiro, 1969, página 150.


Para conhecer outros fatos históricos do dia CLIQUE AQUI!

Força brasileira deixa Uberaba

4 de setembro de 1865 Para dar combate ao Paraguai, cujas forças em dezembro de 1864 invadiram o Sul de Mato Grosso, paulistas e min...