Herói da guerra do Paraguai, brigadeiro, que depois chegaria a marechal e presidente da República, Floriano Peixoto é nomeado em 9 de agosto de 1884, presidente da província de Mato Grosso:
Eu, o Imperador Constitucional e Perpétuo do Brasil, vos envio muito saudar.
Atendendo ao vosso distinto merecimento e patriotismo hei por bem nomear-vos presidente da província de Mato Grosso. E vós, depois de prestardes juramento nos termos da Carta de Lei de 30 de outubro de 1834; estareis no exercício daquele cargo e fareis observar religiosamente as leis para liberdade, segurança e prosperidade dos povos de dita província, transmitindo à respectiva Secretaria de Estado os esclarecimentos exigidos na circular de 11 de março de 1884.
Escrita no Palácio do Rio de Janeiro, em nove de agosto de mil oitocentos e oitenta e quatro, sexagésimo terceiro da Independência e do Império. (a) O Imperador.¹
Tendo tomado posse no dia 13 de outubro de 1884, Floriano permaneceu menos de um ano no governo, passando-o ao seu vice, Joaquim Ramos Ferreira.
FONTE: ¹Generoso Ponce Filho, Generoso Ponce um chefe, Pongetti, Rio, 1952, página 53. ²Demosthenes Martins,História de Mato Grosso, Vaner Bícego Editora, São Paulo, sd, página 47.