Corumbá, uma cidade em poder do inimigo |
Sob o comando do capitão Antonio Maria Coelho, embarca em Cuiabá em 15 de maio de 1868, o segundo corpo de operações na província, destinada a retomar a cidade de Corumbá. Na ocasião o presidente da província de Mato Grosso, José Vieira Couto Magalhães, proferiu a seguinte saudação aos expedicionários:
Soldados da vanguarda do 2º corpo de operação de Mato Grosso!
Há mais de dois anos que o pavilhão paraguaio flutua no território da província, e até hoje, depois do heroico feito de Coimbra, ainda não se disparou um só tiro contra o inimigo.
A esta hora nossos irmãos de todo império estão entre os roncos irados da artilharia de Humaitá, marchando sobre o território inimigo,para vingar as injúrias da pátria.
Só nós, os pioneiros insultados,é que não havemos de ter um louro nessas vitórias gloriosas?
Centenas de famílias, atacadas em Corumbá naquilo que o brasileiro tem de mais sagrado - a honra, ali esperam que as vingue.
Os cadáveres dos nossos concidadãos, que ali morreram depois de martirizados, jazem insepultos a espera de quem os enterre.
Há mais de dois anos que estendeis os olhos para o rio Paraguai,pedindo que vos levem para vingardes esses ultrajes!
Eia! O vale do Paraguai aí se desenrola diante de vós - marchai e cobri-vos de glória!
Quando, daqui alguns dias,voltardes ao centro de vossas famílias, todos vos procurarão ver e abraçando-vos, dirão: - ali vai um bravo!
Soldados da vanguarda! A pátria ultrajada vos diz: - Vingai-vos"!
A expedição chegaria ao seu destino a 13 de junho, dando-se nessa data a retomada de Corumbá ao exército paraguaio.
FONTE: Estêvão de Mendonça, Datas Matogrossenses, (I volume),2a. edição, Casa Civil do Governo do Estado de Mato Grosso, Cuiabá, 1973, página 238.
Para conhecer outros fatos históricos do dia CLIQUE AQUI!