domingo, 15 de julho de 2018

Bispo de Cuiabá inicia viagem ao Sul do Estado



Dom Luis, prelado de Cuiabá, chega a Corumbá em 15 de julho de 1886, em sua primeira viagem ao Sul de Mato Grosso. Sua parada inicial na região é narrada pelo escriba da missão, cônego Bento Severiano da Luz:

Na madrugada do dia 15 o vapor fundeou no porto de Corumbá e logo que amanheceu o povo aglomerou-se ali para ver o desembarque de S. Exa. Rvma. Às 7,00 horas vieram a bordo os srs. capitão de mar e guerra Francisco Freire Garção, o rvmo. padre encarregado da paróquia e outros cavalheiros entre os quais o sr. tenente Gomes Esteves, que fez grandes oferecimentos ao sr. Bispo e muito alegrou-se pela honra que deu-lhe S. Exa. indo hospedar-se em sua casa.

As 8,00 horas o prelado saltou em terra, sendo-lhe prestadas as continências militares de estilo, ao meio dia realizou-se o ingresso solene na matriz da freguesia, sendo S. Exa. rvma. recebido à porta do templo pelo rvmo. vigário. Findas as cerimônias costumadas, o sr. bispo pregou anunciando aberta a visita pastoral e quais seus fins e depois mandou publicar as indulgências.
Em frente à matriz se achava uma guarda de honra.


Ultimado o ato religioso, S. Exa. recolheu-se para a casa de sua residência, até onde teve um brilhante acompanhamento.



FONTE: Luis-Philippe Pereira Leite, Bispo do Império, edição do autor, sd., página 133.

Força brasileira deixa Uberaba

4 de setembro de 1865 Para dar combate ao Paraguai, cujas forças em dezembro de 1864 invadiram o Sul de Mato Grosso, paulistas e min...